Analytics

sábado, 14 de junho de 2014

Aprendendo a Trabalhar em Equipe!

Esse assunto é muito importante para qualquer profissional, mas observando a área de beleza e estética, vejo erros graves de pensamento, mãos talentosas com cabeças pequenas.

Vou me ater às depiladoras, mas como eu disse, essa falha se repete em todas as áreas relacionadas.

Trabalho em Equipe. É um conceito básico, mas é como nossas leis, não é praticado com eficiência porque muitas profissionais, simplesmente não acreditam, que esse é o único caminho para conseguir chegar em algum lugar. Isso e a tão discriminada, venda.

Entendo que a falta de estudo superior da maioria das profissionais que depilam, dificulta a compreensão da máxima de que Sózinhos é muito mais difícil crescer. A união faz a força sim e a força leva ao sucesso. Em qualquer área. 

Vou tentar dar alguns conselhos práticos sobre trabalho em equipe. Espero que em algum momento seja útil para vcs.

1. Não existe ser humano perfeito, portanto, também não existe uma equipe perfeita. Sempre teremos que lidar com pessoas, diferentes e ninguém agrada todo mundo.

 2. Lembrem-se que desde nosso nascimento uma "equipe" de pessoas sempre esteve ao nosso redor e só chegamos até aqui porque passamos por varias equipes, familiares, sociais, escolares e profissionais. Não tem como escapar.

3. Toda equipe deve ter um objetivo comum, normalmente coordenado por alguém. Uma equipe sem líderança é mais difícil de dar certo. Essa liderança pode ser imposta, no caso de professores, patrões e mestres. Ou aparecer normalmente, numa equipe sem lider. Não importa. Uma boa equipe precisa confiar no seu líder.

4. Outra coisa muito importante é que "ninguém é insubstituível" por melhor que vc seja, sempre existirá alguém melhor. Por isso estudar, se reciclar e se relacionar bem com uma equipe. Faz a diferença.

5. Essa é uma pergunta que sempre faço nas contratações. Vc prefere trabalhar numa equipe melhor ou pior que vc? Se a pessoa responder que prefere uma equipe pior, para que possa se destacar, fique alerta. O legal é participar de uma equipe sempre melhor que a gente, para que possamos absorver mais conhecimento, trocar experiências e crescer mais rápido.

6. Aqueles que acham que sózinhos trabalham melhor, não servem para participar da sua equipe. porque não acreditam que colegas, não são competidores, colegas são parceiros.

7. Quem confia em si mesmo, no seu potencial, não tem medo de trabalhar em equipe. Não fica de olho no que o colega está fazendo de errado e sim no que ele está fazendo de certo.

8. Um bom líder sempre alerta sua equipe, quando vê que alguém está ficando para trás, vai lá, orienta e sugere saídas para que toda a equipe tenha um padrão de ganho e de sucesso semelhantes.

9. Outra coisa que é bom acreditar. Uns nascem para produzir, para serem coordenados, outros nascem para coordenar e outros nascem achando que um dia o dinheiro vai cair do céu. Sinto informar que não vai. Ou tu produz, com orgulho, ou coordena, com sabedoria e paciência ou faz as 2 coisas. Do céu não vai cair.

10. Entenda quem é vc nesse universo. Sente-se melhor coordenando ou sendo coordenado?

11. Uma coisa não diminui a outra, porque como eu já disse, um precisa do outro. E todos precisam dos clientes. Se for um coordenador, com o tempo vai saber quem veste e quem não veste a camisa de tua equipe. Quem merece e quem não merece seus ensinamentos. Se for um coordenado, aprenda, absorva, ouça e confie. Afinal,quem precisa mais de vc, seus colegas ou sua empresa? Confie na empresa. Ou saia dela.

12. Fofocas afundam qualquer equipe. Ouça, mas não leve adiante. Faça sua parte.

13. Tente resolver seus problemas com colegas, primeiro com eles mesmos, se não der certo, avise que vai comunicar alguém superior. Tudo sempre falando baixo, com educação e usando seus argumentos, não suposições e "achismos" 

14. O JEITO de falar é o segredo para que vc possa dizer, tudo que quer, pensa ou precisa sem ofender a outra pessoa. 

PS. Essa serve para relacionamentos também kkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário